A hanseníase é uma doença contagiosa, transmitida por meio de contato próximo e contínuo com o paciente não tratado. Isso pode ocorrer através de gotículas que saem do nariz ou da saliva do paciente. A infecção afeta principalmente a pele e nervos e pode ser percebida pelo aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo. As lesões costumam apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Também pode atingir também os olhos, os nervos periféricos e outros órgãos.
Assim que houver uma suspeita ou algum caso na família, o paciente deve procurar um serviço de assistência médica para iniciar o tratamento gratuito. O diagnóstico tardio pode agravar os danos da infecção, deixando o paciente com incapacidades físicas, devido a perda de membros ou danos neurológicos.
A campanha Janeiro Roxo foi criada para fortalecer o combate a hanseníase e acabar com o estigma em torno da doença. O Dia Mundial contra a Hanseníase é lembrado no último domingo do mês de janeiro. O Brasil é o segundo país com mais casos, ficando atrás apenas da Índia.