O outono e inverno são as estações do ano ideais para os procedimentos mais profundos na pele como peelings, lasers, microagulhamento, entre outros. Isso porque a temperatura é mais amena, tornando mais confortável a recuperação e aumentando a segurança do procedimento. A menor incidência de raios solares também faz com que a época seja favorável já que a exposição ao sol após o procedimento pode prejudicar o resultado.
Os peelings químicos são realizados em consultório com a utilização de diversos ácidos diferentes de acordo com a pele e indicação. Peles mais oleosas ou com espinhas, por exemplo, se beneficiam do tratamento com ácido salicílico, solução de Jessner ou ácido retinoico. Os peelings podem ser usados de forma associada para um tratamento mais profundo.
Além da oleosidade e acne, os peelings podem ser indicados para o tratamento de manchas, melasma, rugas, cicatrizes, estrias, rinofima, entre outros. Ele também é indicado para potencializar o efeito de outros tratamentos como luz pulsada e microagulhamento.
O dermatologista deve examinar a pele para indicar o melhor tipo de peeling.