A chegada do inverno é sentida na pele por homens e mulheres que são mais sensíveis. A estação do ano deixa a pele ressecada causando coceira, desconforto, repuxamento, vermelhidão – que podem levar a feridas -, além de deixar um aspecto esbranquiçado e envelhecido. Isso acontece, principalmente, porque os níveis de umidade do ambiente tendem a cair e as temperaturas ficam mais baixas, levando a diminuição na transpiração corporal.
O grande vilão é aquele banho quente e demorado que muitos utilizam para amenizar o frio. Ele provoca a remoção da camada natural de lipídios e água, que é responsável por manter a hidratação da pele. Outros fatores que fazem com que a pele fique mais ressecada são: uso de sabonetes e xampus com pH inadequado (muito ácido), desodorantes, detergentes, e outras substâncias irritativas; exposição constante ao ar condicionado; e, claro a baixa ingestão de água.
- A nossa pele tem lipídios em cima que formam uma lâmina protetora. Quando tomamos um banho muito quente e prolongado essa barreira é quebrada. Desta forma, a pele perde líquido para o ambiente, tornando-se ressecada – explica o Dr. Eduardo Falcão.
Para evitar tais sintomas, basta fazer hidratação constante com produtos adequados – indicados por um dermatologista. Compostos como a manteiga de karité, lactato de amônio, ureia, ceramidas, pantenol, óleo de sementes de uva, silicone, ácido hialurônico são potentes aliados na recomposição da barreira e na retenção de água. Cada pele (e cada local do corpo) necessita de uma formulação diferente e existem diversos cremes e loções disponíveis no mercado com preços acessíveis. O hidratante deve ser usado logo após o banho – ainda no banheiro – com a pele ainda úmida pois ajuda na penetração do creme e na retenção da água. Durante o banho, evite demorar muito, se ensaboar demais e usar buchas ou lixas.
O rosto e os lábios também costumam ser afetados pelo tempo frio e com pouca umidade. No entanto, o cuidado dessas regiões deve ser diferente. Pessoas com tendência a ter espinhas ou a pele mais oleosa devem usar produtos específicos para sua pele. Evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas mais afetadas (rosto e tórax). Para os lábios, que podem rachar e ferir nesta época do ano, use hidratantes próprios para a mucosa labial. É possível encontrar no mercado maquiagens com cosmética hidratante funcional.
ÁGUA TERMAL E ÁGUA DERMATOLÓGICA
Outra forte aliada contra a pele ressecada é a água termal. O produto, que já tem lugar cativo nas nécessaires durante o verão, também é indicado para os dias mais frios. Os dermatologistas incentivam o uso da água termal porque ela auxilia na reconstituição da barreira de proteção da pele, além de atuar como um hidratante.
Esse poder vem da pureza do líquido. As águas termais são captadas a uma profundidade aonde a poluição não chega. Nesses locais, o líquido tem alta concentração de sais minerais (alguns mais, outros menos), como selênio, zinco, cálcio, magnésio e ferro, que são captados pela água durante sua passagem por diferentes tipos de terrenos. Não há restrição para uso nem dosagem. Você pode borrifar no rosto – e até no corpo ou cabelo - toda vez que a pessoa sentir necessidade. Espere que as gotinhas sequem naturalmente para que sejam absorvidas e, em seguida, aplique o hidratante.
- Não é tão potente quanto um hidratante, mas tem uma ação refrescante e repõe os minerais da pele – afirma o dermatologista Roberto Ebecken do Espaço dermatológico Mastrangelo e Ebecken.
ALIMENTAÇÃO TAMBÉM HIDRATA
Além de repor as perdas na superfície, praticar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes vão proporcionar benefícios em longo prazo. O paciente deve incluir em sua rotina uma dieta rica em legumes, hortaliças e frutas, fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele. São indicadas frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a tangerina e o limão; vegetais, como o brócolis, o repolho, a cenoura, entre outros. A soja também é ideal para quem busca uma dieta saudável, pois é rica em isoflavonas, substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Além dela, adicione castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliadas para a manutenção de uma pele saudável e bonita.
Mas de nada adianta uma alimentação balanceada se ela não estiver associada a uma ingestão de muita água. Como o tempo está frio, o líquido é deixado de lado, mas é importante se forçar a beber pelo menos dois litros entre chás e água. E, se você não gosta muito de água, a dica é aromatizar com frutas, e revezar com chás claros. Lembre-se, um corpo hidratado apresenta uma pele macia e mais jovem!
- Os sucos devem ser ingeridos com moderação devido a alta quantidade de carboidratos. Mesmo que seja da fruta, em grandes proporções ele pode se transformar em um vilão para a sua saúde. Deve se evitar os produtos industrializados, pois possuem, além do açúcar, doses de sódio além do recomendado – avisa doutor Falcão.
TRATAMENTO TAMBÉM PODE SER FEITO POR UM PROFISSIONAL
Além dos cuidados diários, a hidratação também pode ser intensificada por um profissional. Máscaras hidratantes e relaxantes com argila, ácido hialurônico, cera nutritiva e aparelhos com ondas estimuladoras podem ser usados em sessões semanais ou mensais com uma esteticista.
- Nos paciente com muitos cravos, uma limpeza de pele pode ser feita antes da hidratação com produtos mais suaves. Naqueles sem oleosidade, as opções são muitas e os pacientes adoram relaxar enquanto ficam mais bonitos. – recomenda a esteticista Denise Beck.